sábado, 31 de maio de 2014

Filme de Sexta: "As Virgens Suicidas" (1999)

     O filme "As virgens Suicidas" foi o primeiro de Sophia Coppola. Se passa na década de 70 e conta a história da família Lisbon. Uma família normal, saudável e de classe média. O Sr. Lisbon é professor de matemática e sua esposa é uma mulher muito religiosa. São pais de 5 garotas, atraentes e que chamam a atenção de todos os que passam por elas. Lux é vivida por Kirsten Dunst, ela é a minha Lisbon preferida.
       O filme é narrado por alguns garotos do bairro, que tentam entender o mistério que havia naquelas meninas e motivo delas todas se matarem naquele mesmo ano. Eles juntaram diário, fotos, documentos e entrevistas para tentar conseguir alguma resposta, só que tudo foi em vão.
       A filha caçula Cecília de apenas 13 anos, tenta se suicidar. Ela foi encontrada na banheira mergulhada no seu próprio sangue com a imagem de uma santa na mão, mas os médicos chegaram a tempo e conseguiram salva-la. Os pais preocupados começam a ser mais liberais com as filhas e as deixam fazer a a primeira e única festa de suas vidas, mas foi tudo em vão. Cecília se joga pela janela. As irmãs Lisbon voltam à escola como se nada tivesse acontecido, e os pais agem do mesmo jeito, porém com mais superproteção.
       Lux é convidada pelo garoto mais desejado da escola para ir ao baile. Não foi uma tarefa fácil, teve de implorar aos pais dela para leva-la e conseguir pares para as outras 3 garotas e voltar no horário combinado. Eles foram, se tornaram rei e rainha do baile. Por fim, eles deram uma escapada, e é quando Lux perde a virgindade. As outras meninas voltaram para casa no horário combinado porém sem Lux, que depois foi abandonada pelo garoto e teve de voltar sozinha pra casa quando já estava amanhecendo. Seus pais enfurecidos, as tiraram da escola e as proibiram de sair,  isolaram-nas completamente em sua casa, e não podiam ter mais nenhum interação social com os rapazes nem com ninguém. Mas tal proibição atiça as garotas à tentarem burlar as regras.
       Os garotos percebem que o único jeito de tentar entender é comprando as mesmas coisas que elas compravam, e assim imaginando e viajando o mundo com elas. Um dia as meninas escondido de seus pais marcaram de sair com os garotos de madrugada enquanto Lux vai pro carro, os garotos esperam na casa as outras meninas se aprontarem. Percebendo a demora, foram procura-las e viam que todas tinham se suicidado, cada uma do seu jeito, naquele dia que era para ser um dos melhores de suas vidas.

- Você não tem idade suficiente para saber as coisas ruins da vida.
- Obviamente, Doutor, você nunca foi uma menina de 13 anos.

       A grande questão do filme é essa do mistério, pois os garotos e nem ninguém nunca vão entender os reais motivos delas terem tirado suas vidas, percebemos isso quando Cecília diz para o Doutor que ele nunca foi uma garota de 13 anos. E ele assim como os outros garotos nunca iriam entender os motivos que elas tinham, pois eles eram apenas garotos. Os pais chocados se indagavam o porque disso tudo, e diziam que nada tinha acontecido por falta de amor. Talvez não era falta de amor e sim o excesso dele. Além de tudo, elas buscavam uma outra chance, uma saída, mesmo que isso não fosse em vida. E o filme termina com todas as perguntas sem respostas e para sempre continuarão assim.
Vejam o trailer:


Então o que acharam? Vale a pena assistir? Beijos galera. Até sexta que vem.
Larissa Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!